Linguagens para Internet

Linguagens Web

Percepção da forma

Olá, hoje vamos entender o que é a percepção da forma e porque ela é importante na comunicação visual para web, principalmente no desenvolvimento de layouts.

Percepção da forma segundo o dicionário

O dicionário define percepção como o ato de adquirir o conhecimento de um fato, de um ser ou de um objeto, através dos sentidos. Para percebermos uma forma na web, usamos a visão. E o que seria uma forma? Aquele objeto ou conjunto de objetos que unidos possuem a forma de um todo.

Percepção da forma segundo a Gestalt

Segundo a Gestalt, a percepção da forma pelo cérebro humano é sempre uma percepção global dos estímulos, ou seja, o cérebro não enxerga os elementos isoladamente. O olho tende a agrupar todos os elementos de um determinado campo visual para formar o desenho do todo. Portanto, sempre que o olho foca um objeto, não deixa de perceber o todo, não deixa de perceber o campo visual. Neste link você encontra um artigo sobre o que é Gestalt.

Observe a imagem abaixo:

Percepção da forma - Gestalt - Círculos

Imagem 1 – Percepção da forma – Círculos

Nosso organismo percebe um conjunto de objetos que formam um todo. Estes objetos estão integrados entre si e caso excluamos um dos objetos estaremos automaticamente destruindo a forma completa.

Uma pergunta para você agora:

Considerando os círculos centrais de cada imagem (da direita e da esquerda), qual deles é o maior?

O da esquerda, certo? Se a sua resposta também foi o da esquerda você errou. Mas não fique chateado, você teve uma ilusão causada pela percepção da forma total do conjunto de objetos. A noção do tamanho do círculo central se deu pela dependência dos demais círculos. A resposta correta é que os dois círculos centrais são rigorosamente do mesmo tamanho.

Entendendo melhor:

Observe separadamente agora somente o conjunto de círculos da esquerda:

percepção da forma - Gestalt

Imagem 1.1 – Percepção da forma – esquerda

No conjunto de círculos da esquerda temos um círculo central de tamanho maior que os demais. Esse fato faz com que tenhamos uma ilusão de superioridade daquele círculo. Isso realmente acontece, mas só em relação aos demais círculos do conjunto.

Agora veja o conjunto de círculos da direita:

percepção da forma - Gestalt

Imagem 1.2 – Percepção da forma – direita

Já no conjunto de círculos da direita, o círculo que está no centro dos objetos é menor que os demais passando uma ilusão de inferioridade no que tange à sua massa, ou seja, o percebido na imagem da direita é exatamente o inverso do da esquerda.

Conseguiu perceber como o seu cérebro foi enganado na percepção da forma, na percepção do todo?

Círculo central maior que os demais círculos na imagem da esquerda e círculo central menor que os demais na imagem da direita fez com que seu cérebro ilusoriamente pensasse que o círculo central da esquerda fosse maior que o da direita quando na verdade são do mesmo tamanho. Pura ilusão na percepção da forma.

Após entender simples detalhes na percepção da forma, já somos capazes de construir layouts mais convidativos à navegação. Coloque agora seu novo conceito de percepção da forma para funcionar e seja um designer para web diferenciado.

Lembre-se:

Quando o usuário olhar para o site que você criou, ele estará percebendo o todo mesmo que você o force a olhar para determinado objeto. Cuidado para que seu site não pareça estar em desequilíbrio mesmo quando estiver tudo alinhado.

Sucesso em nossos próximos layouts para web!

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>