Linguagens para Internet

Linguagens Web

O que é HTML?

Olá amigos, neste artigo vou explicar de forma simples e rápida o que é HTML, para que serve e onde encontramos.

Html é a sigla do inglês Hyper Text Markup Language, que traduzido para o portugûes, significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. Muitos iniciantes em web definem HTML como uma linguagem de programação. Isto é um erro grave, pois HTML é sim uma linguagem, mas como seu próprio nome diz, é de marcação de hipertexto.

Encontramos HTML em qualquer página da web acessada através de um navegador. O browser, que chamamos de navegador, é um software usado para exibir páginas na web. Os mais usados são: Internet Explorer, Mozzila, Safari e Google Chrome.

Esses software são responsáveis por entender todo o código HTML e exibí-los de forma gráfica e agradável no monitor do usuário.

Se você é iniciante no mundo de desenvolvimento Web, provavelmente ainda não entendeu o que é HTML na prática. O intuito deste artigo é apenas definir a silga HTML, porém, vamos mostrar de forma prática um código HTML.

Então, afinal, o que é HTML na prática?

Para visualizar um código HTML siga os seguintes passos:

1- Clique com o botão direito do mouse emcima do texto deste artigo;

2- Nas opções que sugirem, localize o link “Código Fonte”;

3- Clique no link “Código-Fonte”;

Uma nova janela abrirá para demonstrar o código fonte desta página. Esse código é o que o desenvolvedor teve que projetar para que você pudesse visualizar a página graficamente e de uma maneira amigável.

Não se preocupe caso não tenha entendido nada do que visualizou no código-fonte. Embora possa parecer complicado, o código HTML não é nenhum bicho de sete cabeças e nos próximos artigos iremos aprender muita coisa de HTML.

Caros leitores, espero que todos tenham conseguido compreender o que é HTML a partir do significado de seu nome. Um forte abraço.

, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>