Linguagens para Internet

Linguagens Web

O que é Ajax

Olá caros amigos, neste artigo vou explicar o que é Ajax, assim como onde encontrá-lo e para que serve.

Ajax é a sigla do seu nome completo em inglês Asynchronous Javascript and XML. Não é uma linguagem de programação como muitos pensam. Ajax é uma técnica ou uma biblioteca criada na linguagem Javascript e serve para carregar conteúdos em página da web sem ter que recarregar toda a página.

Com o objetivo de evitar equívocos por parte dos iniciantes em web, é bom que fique claro que a letra “X”, que significa XML,  foi inserida no final apenas para viabilizar o nome do bravo guerreiro grego, filho de Telamon, feroz adversário dos troianos e que foi imortalizado na Ilíada, de Humero.

Deixando os guerreiros de lado, afinal, o que é Ajax? O tal que usamos para carregar arquivos nas páginas web.

A definição de o que é Ajax

Ajax é uma técnica ou uma biblioteca criada na linguagem Javascript para carregar conteúdos XML, HTML, TXT, PHP, ASP, JSON, JAVA ou qualquer linguagem de marcação ou programação que possa ser recuperada de um servidor.

Quer encontrar um exemplo de uso do Ajax?

Se você é um internauta, com certeza já passou por um site que usa a técnica Ajax. Se você tem Facebook, passa pelo Ajax todos os dias.

E onde está o Ajax no Facebook? A resposta é simples: em quase tudo! Veja um exemplo:

Na página inicial do Facebook, vá descendo a barra de rolagem. Perceba que quanto mais você descer, mais posts serão mostrados. Na medida em que você desce a barra de rolagem, uma requisição Ajax é feita ao servidor para que mais posts sejam mostrados, entretanto, a página não foi recarregada.

o-que-e-ajax-imagem-facebook-exmplo-de-requisicao

Exemplo de requisição Ajax no Facebook

Agora que já sabemos o que é Ajax, já podemos observar outros sites que usam a técnica e não ficar boiando, já sabemos como é o funcionamento.

, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>