Linguagens para Internet

Linguagens Web

Como funciona o protocolo TCP IP comparado aos correios

Vou explicar o que é TCP/IP de uma maneira diferente, vou fazer comparações com a vida real, pois torna muitas vezes mais fácil de se assimilar.

Você conhece a logística dos Correios?

A intenção deste artigo é fazer uma comparação do funcionamento do protocolo TCP/IP com o funcionamento dos Correios.

Tome como base a seguinte situação hipotética:

Você escreve uma carta com vinte páginas e vai até uma agência dos correios realizar a postagem, porém lá fica sabendo que só há envelopes para duas páginas. O que fazer? Quebrar a sua carta em dez pedaços contendo cada um duas páginas! Em seguida você vai endereçar e numerar a ordem das páginas em cada envelope para o destino e efetuar a postagem. Quando os dez envelopes chegarem até o destinatário, esse terá que abri-los e ordená-los conforme você numerou para montar a carta de forma que seja possível entendê-la.

Muito bem, e o que isso tem de relação com o TCP/IP? Bom, se formos analisar friamente não tem nada, mas se comparado ao método que o TCP/IP usa para transmitir dados, torna-se um ótimo exemplo.

O Protocolo TCP IP

Funcionamento do protocolo TCP IP

Funcionamento do protocolo TCP IP

Quando um computador (remetente) vai enviar alguns dados (carta) à outro computador (destinatário) o TCP vai quebrar os dados (carta) em muitos pedaços (vários envelopes) e gravar seu endereço de destino e seu conteúdo (numerando as cartas) em cada envelope para enviá-los ao destinatário. O IP é como se fosse o carteiro. É responsável por encontrar o melhor caminho para entregar os pacotes (cartas). Nessa logística arranjada um ou outro pacote (carta) pode demorar mais para chegar ou chegar com falta de dados (carta rasgada). Quando isso ocorre o TCP do destinatário envia uma informação ao TCP remetente solicitando que reenvie o pacote que teve problemas. Após o IP (carteiro) ter entregado todos os pacotes (cartas), o TCP do destinatário vai reordenar os pacotes e juntá-los de forma que possa ser entendido.

É uma logística parecida com a dos Correios, ou a sua carta nunca atrasou ou chegou danificada?!

Clique aqui para saber mais sobre o que é o protocolo TCP IP

, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>